quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Luz e Teorias das Cores: Goethe, Newton

Um prisma triangular, dispersando ondas de luz  em vaias cores (Clique para ver animação) 

xxxx

Theory of Colours - Teoria das Cores, de Goethe


https://en.wikipedia.org/wiki/Theory_of_Colours

Como surgem as cores, se no principio era so' luz e escuridão?! O que é cor? As cores estão escondidas e embrulhadas num pacote de luz branca, ou estão nos objetos alcançados pela luz, ou, ainda, estão nos dois? Porque a minha mamila é cor-de-rosa, fazendo uma mancha no meio de uma grande superfície de pele branca, se tudo é pele? Eu sou homem, muito macho, quem disse que eu queria cor-de-rosas no meu corpo? Espere ai,... serão realmente minhas mamilas cor-de-rosa? Agora embananei,.. faz tanto tempo que não tenho tempo de olhar e prestar atenção... Ahhh... deixa pra la' agora, não vou tirar a camisa para conferir, O assunto aqui não é mamilas e sim as cores. Como e porque, raios, a matéria resolveu mais tarde, quando o Universo já estava meio velho, inventar essa coisa de cores? Ou ela não inventou, cores não existem de fato, foi apenas uma derivação do nosso cérebro, para melhor sobreviver? Para saber distinguir uma laranja madura e não sair dando dentadas em laranja verde para ficar fazendo caretas? Nos temos que resolver este mistério senão ainda vou chegar na hora da morte estando maluco de curiosidade... Ai quando vocês passarem perto do meu tumulo no cemitério vão ouvir uma voz vindo de baixo da terra: " Ei, vocês ai', já descobriram como aparecem ou quem foi que inventou as cores?"


Eu pensei numa pergunta agora e não encontrei resposta, quero saber e você pode responder. Vamos esquecer esta questão se as cores estão nos objetos ou se esta na luz. Se abrir o corpo de uma vaca, vamos ver que os órgãos tem cores diferentes. Mas ai sabemos que a luz esta batendo nos órgãos. Mas se fosse possível entrar dentro do corpo da vaca, onde deve ser tudo escuro pois a luz não entra ali, e sem lanterna?  Iriamos ver os órgãos em cores diferentes?! Ou seria tudo preto ou branco? Ja sei como vou descobrir a resposta. Quando resolver ter um filho, vou botar um celular no bolso do meu espermatozoide, e quando o embrião estiver la dentro já quase falando, telefono para ele perguntando o que ele esta vendo?...

Vários e geniosos pensadores, cientistas, queimaram muitos neurônios pensando neste problema das cores e fizeram teorias muito interessantes. Eles observaram coisas que nunca prestamos atenção, fizeram experiencias de laboratorio, as quais nos levou quase perto de decifrar este mistério. Um dos primeiros foi o talvez maior gênio físico de todos os tempos, o grande Isaac Newton. Depois veio outro não muito menos gênio, o fabulosos Goethe. Vou aqui começar com Goethe porque ai parece que se entende melhor os conceitos mais difíceis de Newton. Apenas para começar a ter uma ideia de como este assunto é interessante vou jogar ao ar uma frase do Goethe:

" Yellow is a light which has been dampened by darkness; Blue is a darkness weakened by light"
O amarelo e' a luz umedecida pela escuridão. Azul e' a escuridão enfraquecida pela luz."

E'... pois é...  Assim fico com a impressão que existe uma batalha eterna nos céus, desde as origens do mundo, entre a luz e a escuridão. E' uma batalha pelo domínio do espaço, defesa de território, conquista das terras do outro. E essa batalha evoluiu para dentro dos animais, e esta' dentro dos humanos até hoje. Basta sair de casa e passar na frente do portão do vizinho que dois cachorros ficam como loucos latindo e pulando no portão: " Você ai,.. se manda já daqui, aqui é nosso território!" E me da' vontade de perguntar: " Voces dois estão possuídos e representando a luz ou a escuridão? Quem foi que conquistou esse território ai?" E eles poderiam responder: " Nos somos ecléticos! De dia somos a luz, mas de noite abaixa o espirito da escuridão"

O livro " Teoria das Cores", publicado em 1810 por Goethe, contem detalhadas descrições deste fenômeno, como sobre as sombras das cores, refração, aberração cromática, etc. Goethe era um poeta e artista, que fazia muitas experiencias de luz e cores, e essa curiosidade se refletiu nas suas pinturas,  que muito influenciaram as artes. Portanto, e dai vem o contraste entre Goethe e Newton, pois enquanto um artista faz uma obra relacionada ao abstrato, o físico e matemático procura no mundo alvos práticos para tirar proveito material de tudo. E ai você pode dizer: " Então so'  me interessa o Newton, pois agora tenho problemas práticos para sobreviver e preciso de ideias, soluções, produtos." Certo, mas ai' podemos estar caindo numa grande armadilha. Pelo método de Newton e dos pragmáticos, a Ciência passa a ser dirigida pelas demandas imediatas da Humanidade, a Ciência se torna como uma besta com cabresto, desembestada numa so' direcao, sem se aventurar a pesquisar as dimensões invisíveis mas que parecem prováveis, que tambem afetariam os objetos, Pela maneira de Goethe, a Ciência é livre, soberana,, e se torna uma mestra para ensinar os humanos. O certo mesmo é misturar e aceitar os dois métodos, dai sempre sai uma terceira alternativa, que pode ser uma boa teoria a guiar os próximos passos da pesquisa. Pois de nada adianta estar gordo, bem alimentado, e correr desembestado sem um guia, vamos bater a cara numa montanha ou cair no primeiro precipício `a frente. Mas tambem de nada adianta um guia sem os guiados - se os que eram para serem guiados morreram de fome antes de poder tornar a teoria do futuro em pratica agora... que é mais ou menos o que a Ciência faz....

Por isso eu gosto de viver em zigue-zague entre New York e a selva amazônica, pois na selva eu observo o que fazem os macacos que se tornariam humanos 60.000 anos depois, e na cidade eu observo os humanos que teriam sido os macacos a 60.000 anos atras. Acho que os dois estão com ideias erradas, Então misturo tudo e apesar de me sentir no meio dos 30.000 anos sem saber se pendo para macaco ou para humano, obtenho dai uma terceira ideia da vida que acho a mais correta.

Diferente de Newton, que se dedicou ao tratamento analítico das cores, Goethe preferiu focalizar as qualidades das cores e como o fenômeno é percebido pelos humanos,

No tempo de Goethe - a 200 anos atras - já se sabia (porque foi mostrado por Newton no seu livro " Optica" em 1704), que a luz sem cor, branca, se dividia em suas componentes cores quando dirigida através de um prisma.

(continuar)







Nenhum comentário:

Postar um comentário